um belíssimo texto da fernanda câncio, no facebook:
patti smith é, com chrissie hynde e debbie harry, um dos vértices do triunvirato que elegi, aos 13/14 anos, como meus role models. três raparigas em que a única coisa enganadoramente dócil é o diminutivo e nas quais discerni a atitude que queria também ter, construir, exibir: desafiadora, rebelde, iconoclasta, fast and furious mas também melancólica e auto-irónica, cheia de alma e de guts.
da feminilidade agressiva, punk rock'n'roll meets playboy bunny meets dance floor diva de blondie à androgenia pós-hippie de patti, passando pelo streetwise londrino all in leather e o sexy swing de chrissie, pareciam-me congregar todo o glamour e energia e woman power possível. três mulheres entre homens, sempre entre homens, nas capas dos discos e no panorama pop e num mundo em que era raro, raríssimo, ter mulheres a dirigir bandas, e que diziam que querendo podíamos ser -- seríamos -- o front da nossa vida, do nosso gig.
em patti, chrissie e debbie encontrei a minha tribo antes de conhecer, em carne e osso, alguém remotamente dela. estas 3 certificavam-me de que algures no mundo havia mais pessoas assim, como eu queria ser, e portanto provavelmente haveria mais como eu -- as miúdas que queriam ter um perfecto encarnado e olhos esborratados a negro como na capa do primeiro álbum dos pretenders, vestir um fato de homem como patti em horses e empoleirar-se numas chinelas de pau, vestido de alças e mãos nas ancas, como debbie em parallel lines. as miúdas que sabiam, queriam, que tudo era/fosse possível, enquanto trauteavam 'it's eleven fifty nine/and i want to stay alive', decoravam because the night do primeiro ao último acorde (ainda hoje o sei de trás para a frente), saltavam sozinhas no quarto na fúria catártica de rock'n'roll nigger e criavam coreografias para heart of glass e brass in pocket. we were special -- oh so special.
obrigada, minhas queridas. (e sim, devia estar hoje no porto, mas como não estou escrevi isto: é a minha forma de estar lá.)

Sem comentários :

Enviar um comentário