a edição do 85.º aniversário da Bloomberg Businessweek é talvez a melhor 'food for thought' dos últimos tempos.
a revista decidiu escolher as 85 ideias mais inovadoras ('disruptive', a bem dizer) destes 85 anos.
o resultado é, simultaneamente, desconcertante e acertado.
há coisas tão simples, como a areia para os gatos (73), que nunca nos passaria pela cabeça que tivessem esta importância, mas que, pensando bem, têm um impacto extraordinário nas nossas vidas... e na indústria dos animais domésticos.
ou, por exemplo, a inovação que foram os primeiros video-gravadores (74), que revolucionaram o modo como vemos tv - tudo o que veio a seguir (hd, dvd, box) foi apenas o aperfeiçoamento do conceito revolucionário inicial.
os smartphones, que todos hoje idolatramos, ficam-se por um modesto lugar (78), mas a simples água engarrafada está em 56, o irritante powerpoint (!) em 53 e a segurança social (yes!) em 28.
portugal tem uma referência directa (legalização do casamento gay - 35) e uma indirecta (a criação do euro - 49).
é claro que a lista é americana. algumas daquelas coisas nem conhecemos (wal mart, por exemplo, embora valha pelo conceito). mesmo o vencedor (o avião a jacto) talvez só o seja porque veio mesmo revolucionar a américa (ex: em 2014, havia 12.050 aviões destes registados nos eua, enquanto que o país que se segue na lista é o brasil, com... 764).
e o que se aprende? logo no 85.º - haverá melhor maneira de explicar o que é o PIB?

a edição em papel é uma pequena preciosidade de design, mas a versão digital não lhe fica atrás (saudade daquele som da polaroid, já para não falar do do modem...).

Sem comentários :

Enviar um comentário