não conheço adélia prado, escritora e poetisa. cheguei a este vídeo através dos links no facebook, que dizem coisas como: "adélia prado denuncia ditadura do PT e cala jornalistas" (no fb português, o link diz "cala jornalistas de esquerda"...).
ora o que adélia prado diz resume quase tudo o que não gosto no actual espaço público, seja pela voz de políticos, comentadores, jornalistas ou de "simples cidadãos" - esta crítica aos "desmandos" dos actuais poderes, à "luta pelo poder", à "troca de favores", à "luta por cargos", à "ditadura" exercida pelos eleitos.
estas posições revelam, antes de mais, uma enorme ignorância acerca do poder e da sua história. desde que a humanidade existe que existe luta pelo poder (e nem só na política...) e a luta pelo poder é o desejo de dominação, de mandar, de fazer valer o seu ponto de vista. não há novidade alguma no que a isto diz respeito. novidade apenas, e relativa, será a mediatização desses fenómenos.
outra parvoíce tem a ver com o "silêncio dos intelectuais" - nunca, como agora, tanta gente fala de tanta coisa tão permanentemente. se há fenómeno excessivo não é o do silêncio, mas sim o da algazarra.
o que adélia prado faz nesta entrevista não é nada de excepcional - ela toma posição, enquanto alguém com um alinhamento político evidente, acerca de uma realidade política de que não gosta. tenha o brasil um governo de direita e veremos a mesma adélia tecer loas à pujança da política e dos intelectuais do seu país.
não entendo - ou melhor, entendo... - tanto barulho a propósito de nada.

Sem comentários :

Enviar um comentário