Posso desligar-lhe o cérebro?

Derivado da crise política e económica (diria, antes, de valores, mas não vamos pôr-nos agora com coisas...), este ano não há silly season. Porque - helas, o lugar comum - silly anda isto a tempo inteiro, não precisando seasons para aparecer.

Mesmo assim, os jornais enchem-se de alegadas páginas de Verão. E eu gostaria de saber quem disse aos tipos (e tipas) que fazem os jornais que a malta desliga o cérebro  no Verão? É que as páginas de Verão, salvo muito intermitentes excepções, mais não são que um conjunto de palermices sem nexo - entrevistas falsas, coisas de ficção de gosto duvidoso, inquéritos patetas, páginas de social decadente, passatempos para débeis mentais...

No resto do ano, muitos jornais já tratam os seus leitores como perfeitos idiotas, escusavam de aperfeiçoar o conceito no Verão.

O Verão pode, de facto, ser aproveitado para abordagens diferentes, e até algum experimentalismo. Mas a ideia não é desligar o cérebro - ninguém compra um jornal para não pensar.

Há muitos anos, o Le Monde fazia excelentes seriados de Verão, alguns deles traduzidos em Portugal. E, ainda no capítulo da sazonabilidade, a Economist faz coisas muitos boas na edição de Natal/Ano Novo.

Sem comentários :

Enviar um comentário