Canções, justificações e outras razões


Dominique A. 
Hasta Que El Cuerpo Aguante 

'Canções para o resto da vida' é um projecto que me dá um gozo especial. Dar a ouvir alguma da música de que mais gosto, construir listas ao acaso, ao sabor da preguiça. Não há qualquer intenção pedagógica, muito menos definitiva. A lista é deliberadamente caótica e efémera.
Um destes dias, decidi espreitar algumas das escolhas e - na verdade, sem surpresa - a percebi que muitas das canções já não estão disponíveis no Youtube.
É curiosa a relação entre as editoras de música e o Youtube. As editoras (em alguns casos, também os autores), desorientadas que andam desde o advento do digital, oscilam entre a utilização massiva do site (para os lançamentos, por exemplo) e a caça a todos e qualquer um que ouse violar os seus direitos e publicar canções. O Youtube, por seu lado, faz que não é nada consigo e, na verdade, vive da total canibalização anárquica das criações artísticas. Comporta-se exactamente como a casa-mãe Google em relação aos sites de notícias, ou seja, parasita. Na prática, Youtube, editoras e autores estão atolados nas vistas curtas e na enorme dificuldade de estabelecer uma estratégia de longo prazo ganhadora para todas as partes.
É pena.
Isto tudo a propósito da tal séria de "Canções". É claro que esta dificuldade de encontrar no Youtube versões estáveis das canções de que mais gosto (Dylan, por exemplo, está praticamente ausente) é apenas o álibi para os longos intervalos da série. A verdadeira razão é mesmo a preguiça. E sabe tão bem!